Diretora presidente
Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza – SECITECI/MT

Vice-diretora
Diógenes Valdanha Neto – Unicamp

Secretario
Vitor Abrahão Cabral Bexiga – UFMS

Tesouraria
Leandro Alves dos Santos – SME/SP

Conselho deliberativo
Ayane de Souza Paiva – UFMT
Bruno Rafael Santos de Cerqueira – UFABC
Diego Marques da Silva Medeiros – UFGD
Iana Marassi dos Santos – SEDUC/MT
Vera de Mattos Machado – UFMS


Projeto de gestão

 

PROGRAMA DE TRABALHO

A proposta da nossa chapa foi pensada a partir de seis eixos que estão em consonância com os objetivos da SBEnBio e com os ideais daqueles que compõem o nosso grupo. Para cada eixo foi elaborado um conjunto de ações que permitirão difundir os propósitos da Associação, principalmente nos contextos locais da Regional, além de permitir a inserção política e democrática em debates públicos urgentes e atuais como o desmonte da Ciência e Tecnologia em nosso país e os constantes ataques à Educação Básica e Superior.

1) Processos formativos

Organizar eventos que permitam divulgar, discutir e refletir acerca da prática, da pesquisa e das políticas em Ensino de Ciências e de Biologia.

Divulgar e apoiar eventos promovidos por outras instituições nos estados que compõem a regional.

Participar e auxiliar na organização de eventos promovidos pela DEN da SBEnBio, tendo em vista o IX ENEBIO.

2) Atuação política

Participar em discussões políticas através da presença em atos públicos e na elaboração de documentos que tenham o Ensino de Ciências e de Biologia relacionado a seus teores ou efeitos.

3) Educação não formal, Divulgação Científica e Educação Popular

Realizar lives/webinários e apoiar ações presenciais com/de educadores de museus, divulgadores da ciência, ONGs, coletivos de Educação popular e instituições que atuam em prol da Educação científica e engajamento público em Ciência e Tecnologia.

Organizar grupos de trabalhos e fóruns temáticos para avançar na agenda de discussão sobre a Comunicação Pública das Ciências e o engajamento da sociedade com a Ciência em nossa regional.

4) Relação com a Educação Básica

Apoiar a formação continuada de professores junto às Diretorias Regionais de Ensino, a partir da promoção de atividades e cursos,  como forma de apresentar e divulgar  a Regional 1.

Estabelecer parcerias com as redes estaduais e municipais que estão presentes nos estados que compõem a Regional 1.

5) Comunicação

Aperfeiçoar a comunicação com os/as associados/as, por meio de boletins informativos, páginas em redes sociais, site e e-mail;

Contribuir com os boletins informativos da DEN com foco na divulgação de eventos, de publicações, de propostas didáticas, de notícias da área e de outras formas de produção própria da Regional 1.

6) Filiação

Atualizar quadro de filiados (ativos e inativos) e ex-filiados para construção de plano de ação adequado.

Incentivar a filiação de novos/as associados/as, tais como estudantes e professores da educação básica, profissionais que atuam em museus, entre outros, fortalecendo a participação da Regional 1 em ações, eventos e debates relativos à formação e à profissão docente em Ciências e Biologia.