Título: Ética animal e ensino de biologia: contextos e perspectivas no cenário brasileiro

Objetivo do livro: reunir estudos recentes das/os pesquisadoras/es da área de ensino de biologia do país que elaboram sobre o tema da ética animal

Editora Livraria da Física

Coleção: Culturas, direitos (mais que) humanos e diversidades na educação em ciências

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULO DO LIVRO: Ética animal e ensino de biologia: contextos e perspectivas no cenário brasileiro


Prezado/a Pesquisador/a,
A Biologia, enquanto ciência que se debruça sobre o estudo da vida em suas diversas formas e interações, desempenha um papel essencial na compreensão do mundo natural e nas relações entre os seres vivos e o ambiente. Contudo, o ensino de Biologia, baseado na própria matriz epistemológica, muitas vezes adota uma abordagem tecnicista e dicotômica da vida, na qual destacamos a separação do ser humano da natureza (MELGAÇO, 2015), desconsiderando a complexidade e interdependência dos sistemas vivos e negando a animalidade humana. Em livros didáticos de ciências e biologia, por exemplo, é ignorada a senciência dos animais nos conteúdos de fisiologia ou zoologia dos vertebrados, o que evidencia uma importante lacuna do ponto de vista científico e ético (MELGAÇO, 2015).
Nesse contexto, a ética animal emerge como um tema urgente para repensar o ensino de Biologia – e a própria Biologia, já que a negação da senciência animal e a visão antropocêntrica de mundo têm reflexos nas relações de opressão entre humanos e animais não humanos, perpetuando o especismo com suas múltiplas facetas e reforçando discriminações, como o racismo e o machismo (FELIPE, 2009; SINGER, 2010).
Tais formas de opressão têm raízes no pensamento aristotélico-cartesiano, que enfatiza a dominação e exploração (FELIPE, 2009), levando ao processo de objetificação, desmembramento e retalhamento dos corpos dos animais humanos e não-humanos (ADAMS, 2018). Essa ideologia é intrinsecamente violenta e depende da invisibilidade da dor e do sofrimento para existir (JOY, 2014). O ensino de Biologia, ao negligenciar a ética animal, perde a oportunidade de discutir essas problemáticas e de promover as rupturas paradigmáticas necessárias para superação das desigualdades sociais, assimetrias de poder e sistemáticas violações de direitos humanos e animais.
Este livro busca reunir estudos de diferentes naturezas que possam ampliar a discussão sobre ética animal no ensino de biologia, promovendo uma visão crítica e propositiva sobre a relação entre os seres humanos e os outros animais. Convidamos você a contribuir com seus estudos/proposições/reflexões mais recentes sobre esse importante e negligenciado tema no ensino de Biologia, por meio de um capítulo em nosso livro, com o intuito de, juntas/os, produzirmos um material que seja referência das produções nesse campo no país, sendo inspiração para novos estudos, pesquisas e ações.

Referências:

ADAMS, Carol J. A política sexual da carne: uma teoria feminista-vegetariana. 2.ed. São Paulo: Alaúde Editorial, 2018.

FELIPE, Sonia T. Antropocentrismo, Sencientrismo e Biocentrismo: perspectivas éticas abolicionistas, bem-estaristas e conservadoras e o estatuto de animais não-humano. Revista Páginas de Filosofia, São Bernardo do Campo, v. 1, n. 1, p.1-30, 2009. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/PF/article/view/864. Acesso em: 04 mar 2024.

MELGAÇO, Izabel C.P. P. S. de. Ética animal no Ensino de Ciências e Biologia: análise de livros didáticos da educação básica. 2015. 132 f. Tese (doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

JOY, Melanie. Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas: uma introdução ao carnismo. São Paulo: Cultrix, 2014.

SINGER, Peter. Libertação Animal: o clássico definitivo sobre o movimento pelos direitos animais. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

ORGANIZADORAS/CONTATO:

Ayane de Souza Paiva
Licenciada em Ciências Biológicas, Mestra em Educação e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, atuando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
CV lattes: https://lattes.cnpq.br/6373963515950534
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (71) 99999-4649

Silvia Carla da Silva Cardoso
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Direito Animal, Mestra em Ensino das Ciências e Doutora em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É professora efetiva de Ciências e Biologia da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC-PE) desde 2006. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ativa (GPEA). Área de atuação: Ensino de Ciências, Formação de professoras e professores, Educação em Direitos Humanos e Educação em Direitos Animais.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3119985703942032
E-mail: [email protected]
Whatsapp: (81) 99789-7428

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

  • Deverá ser submetido à avaliação, inicialmente, um resumo de até 1000 palavras;
  • Os capítulos podem ter natureza teórica e/ou empírica;
  • Os textos/capítulos completos, caso selecionados, deverão conter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas, com as referências;
  • Título centralizado, em negrito e caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Indicação da(s) autoria(s) logo após o título, alinhamento à direita;
  • Serão permitidos textos com até quatro autorias;
  • Nota de rodapé com titulação da(s) autoria(s), vínculo profissional e e-mail;
  • Texto com estrutura em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entre linhas e justificado, sem espaçamento entre parágrafos;
  • Citações curtas (até 3 linhas) deverão ser posicionadas no corpo do texto, entre aspas. Citações longas (acima de 3 linhas) deverão estar separadas do texto, sem aspas, destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda.
  • Citação direta na forma: Autor, data, página;
  • Caso utilize algum tipo de imagem, mapa ou ilustração, indicar a fonte e citar/comentar no texto;
  • Caso o trabalho contenha imagens, estas deverão estar em resolução mínima de 300 dpi, no formato PNG ou JPG, e gravadas no próprio documento;
  • Somente a capa do livro será colorida, caso seja publicada a versão impressa;
  • É de responsabilidade da(s) autoria(s) a revisão ortográfica e gramatical;
  • É vedado o plágio e de responsabilidade integral das autorias o conteúdo dos textos;
  • O livro será editorado pela Editora da Física;
  • O livro terá ISBN, DOI, ficha catalográfica, conselho editorial, atendendo os requisitos do Qualis Livros CAPES.

As/os autoras/es devem mandar um título provisório e um resumo do capítulo com, no máximo, 1000 palavras.
Bom final de semana, obrigado novamente.
Ah, para constar, vi que também falta incluir o insta de contato.
E também havíamos pedido para tirar a barra de rolagem de notícias da página inicial, iniciando pelo banner “Bem vindo…”.
Foi mal Ricardo, mas se eu não dissesse tudo agora, esqueceria.