Olá comunidade Sbenbiana!

Devemos celebrar a realização do V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Diretoria Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia. Reunimos, entre os dias 22 e 24 de março de 2023, pesquisadores e pesquisadoras do ensino de Ciências e Biologia, professores e professora da educação básica, graduandos, pós-graduandos, estudantes do ensino médio e profissionais que atuam em espaços de educação não formal. Foi um momento único de troca de ideias, de aprendizado e de aprimoramento, que certamente resultará em avanços significativos para maior união dos estados que compõem a nossa Regional 1 (Mato Grosso, Mato Grosso do sul e São Paulo).

Veja os dados do evento

Figura 1 – Dados dos participantes do V EREBIO – R1.

Devemos celebrar a realização desse EREBIO porque estamos vivendo um momento histórico, marcado por alguns avanços:

  • Somos uma regional da SBEnBio composta por 3 estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo), sendo a primeira vez que a composição da Diretoria da R1 conta com alguém do estado de Mato Grosso, a nossa vice-presidenta professora Leila Aoyama da SECITEC de Rondonópolis, a quem agradecemos pelas pontes que vem construindo, estas contribuíram para que pudéssemos nos encontrar em Mato Grosso. Antes disso, tivemos a própria professora Leila no conselho da gestão passada e a professora Maria Saleti da UFMT no conselho há quase 20 anos atrás.
  • Outro fato importante é que temos uma composição de diretoria com metade dos membros atuantes na educação básica. Fato semelhante também aconteceu há 20 anos atrás. Ainda nesse ponto, enfatizamos o quanto era essencial para que professores e professoras da educação básica estivessem no evento. Podemos dizer que essa preocupação guiou a programação que deu voz e vez a esses profissionais.

Figura 2 – Mesa Redonda com profissionais da educação básica: “Ensino de Ciências e Biologia na educação básica no pós-pandemia – Panoramas e estratégias”.

  • Garantimos também nesse EREBIO a presença de estudantes através de duas ações: manutenção dos valores de inscrição do último EREBIO, dada as condições de vida em nosso país. Além disso, em um esforço junto a um grupo de colaboradores de projetos educacionais do Mato Grosso e recursos das inscrições, conseguimos alugar uma pousada para estadia sem custos para esses participantes. Ainda, destacamos, dentre os 57 trabalhos apresentados, a apresentação de um dos trabalhos que foi desenvolvido por estudantes da educação básica, um fato inédito para os nossos encontros regionais.

Figura 3 – Estudantes do interior do estado de Mato Grosso apresentando trabalho no V EREBIO – R1.

Cuiabá entra para a história da SBENBIO por ser a primeira cidade do Mato Grosso a receber um EREBIO da Regional 1. Essa realização não é da nossa gestão apenas, é uma construção e uma meta que vinha desde a primeira gestão iniciada lá no ano 2000 com a professora Silvia Trivelato como Diretora da primeira composição da Regional 1. Agregar o estado de Mato Grosso consolida a nossa regional, faz o nosso trabalho ganhar novos sentidos.

Figura 4 – Linha do tempo dos Encontros Regionais de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBENBIO.

Agradecemos ao apoio financeiro da Diretoria Nacional que viabilizou a realização do evento, aos monitores e monitoras que trabalharam incansavelmente, aos membros da diretoria e do conselho da Regional 1, às instituições coparticipantes, além da comissão organizadora local, em especial, à Professora Alice Pagan e a professora Iana Marassi por conduzirem esse processo.

Figura 5 – Grupo formado por monitores, comissão organizadora, diretoria e conselho da Regional 1 da SBENBIO.

Esperamos todos, todas e todes na sexta edição do Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBENBIO.